Todos os dias, diversos membros do Linkedin
procuram entender como otimizar a sua presença nesta plataforma, tentando
“agitar as águas virtuais” para aumento da sua notoriedade, dos seus contactos
profissionais, entre outros. Neste exercício, cometem-se erros ou atividades
que considero incorrectas e que podem penalizar a sua imagem.
1. Não ter um propósito ou não entender porque estamos no
LinkedIn
Parece ser uma pergunta demasiada existencial! Há inúmeras razões para estar no LinkedIn e podemos ter várias. Os meus propósitos estão associados ao reforço das relações profissionais e o desenvolvimento da minha marca pessoal. Porque compreendo os meus objetivos, oriento as minhas ações para fazer cumprir estes propósitos.
Parece ser uma pergunta demasiada existencial! Há inúmeras razões para estar no LinkedIn e podemos ter várias. Os meus propósitos estão associados ao reforço das relações profissionais e o desenvolvimento da minha marca pessoal. Porque compreendo os meus objetivos, oriento as minhas ações para fazer cumprir estes propósitos.
O que devo fazer:
a. Anote as 3 principais razões pelas quais está no LinkedIn
b. Determine quais as ações a apoiar para cada um dos propósitos.
a. Anote as 3 principais razões pelas quais está no LinkedIn
b. Determine quais as ações a apoiar para cada um dos propósitos.
2. Não participar
Há quase 90 milhões de pessoas no LinkedIn e a grande maioria não “mexe”! Diria que 80% do tráfego no Linkedin é gerado por 20% dos utilizadores. Sem compreender o seu propósito não é possível saber quais as ações a tomar que irão produzir um resultado positivo.
Há quase 90 milhões de pessoas no LinkedIn e a grande maioria não “mexe”! Diria que 80% do tráfego no Linkedin é gerado por 20% dos utilizadores. Sem compreender o seu propósito não é possível saber quais as ações a tomar que irão produzir um resultado positivo.
Recebo muitas vezes emails a dizer: “Pedro, perco muito tempo
no Linkedin mas não faço nada!”. Na maioria das vezes o sucesso no
Linkedin é construído a longo prazo. O processo de relacionamento com outros
utilizadores demora tempo. NÃO TENTE VENDER À PRIMEIRA
MENSAGEM! A
paciência é importante para continuar a participar mesmo quando não está a ver
resultados.
Não há garantias de que os seus esforços produzam resultados,
mas se não participar de forma consistente, garanto-lhe que não vai encontrar
sucesso. Os resultados podem aparecer muito tarde…
O que devo fazer:
a. Comprometa-se a tomar medidas semanais (Domingos à noite são excelentes para este processo!)
b. Agende essas atividades
c. Coloque-as no seu Outlook ou em outro local (ipad, celular, agenda…)
a. Comprometa-se a tomar medidas semanais (Domingos à noite são excelentes para este processo!)
b. Agende essas atividades
c. Coloque-as no seu Outlook ou em outro local (ipad, celular, agenda…)
3. Primeiras Impressões
No LinkedIn, as pessoas querem conhecê-lo
porque pertence a grupos comuns, porque possui conhecimento e competências
importantes ou por outras razões. As pessoas querem visualizar o seu perfil e
ter uma compreensão clara de quem é e de que forma podemos reforçar a sua rede
de contatos.
QUEREMOS CAUSAR UMA BOA 1ª IMPRESSÃO!
Se não fornecer informações suficientes para
que possam encaixar essas duas peças, então não vamos conseguir causar a boa
impressão que queremos. Precisamos ter certeza de que temos um perfil
detalhado; que tem uma foto profissional; que apresenta links para os seus
projetos… Se tiver a sorte de os levar a ver o seu perfil, terá aprendido
a parte mais difícil. Parece uma pena perdê-los simplesmente por não fornecer
informações suficientes.
O que devo fazer:
a. Analisar Perfis de outros usuários (seguir algumas
indicações que tenho dado com dicas para melhorar os perfis no Linkedin)
b. Dedicar algum tempo por mês para aperfeiçoar o perfil
c. Personalize o seu perfil, adicione palavras-chave, personalize a sua URL pública…
b. Dedicar algum tempo por mês para aperfeiçoar o perfil
c. Personalize o seu perfil, adicione palavras-chave, personalize a sua URL pública…
4. Não partilhar informações ou não fornecer valor
A maneira mais rápida de gerar boa vontade no
LinkedIn é gerar valor para os outros. Não é dificil! A simples atividade de
responder a uma mensagem ou a uma solicitação de introdução, oferecer respostas
na sessão especial do Linkedin ou nas discussões dos grupos. As formas são
muito variadas. Tudo o que quer fazer no LinkedIn adiciona ou não valor à
sua marca online. Participe de forma consistente e irá compreender que o seu
perfil Linkedin vai aumentar a sua visibilidade e as pessoas vão começar a
interagir consigo.
O que devo fazer:
a. Encontre pelo menos 2 contatos para interagir por semana.
b. Responda pelo menos a 3 perguntas por semana
c. Identifique contatos que mereçam uma recomendação! Certifique-se que são pessoas que o merecem.
a. Encontre pelo menos 2 contatos para interagir por semana.
b. Responda pelo menos a 3 perguntas por semana
c. Identifique contatos que mereçam uma recomendação! Certifique-se que são pessoas que o merecem.
5. Falta de credibilidade
Como podemos reforçar a credibilidade no
Linkedin.
A. Perfil: as primeiras impressões!!
B. Respostas: uma ótima maneira de demonstrar o seu conhecimento e experiência. Sempre que responder a uma pergunta, todos os seus contatos diretos são também informados de que respondeu a uma pergunta.
B. Respostas: uma ótima maneira de demonstrar o seu conhecimento e experiência. Sempre que responder a uma pergunta, todos os seus contatos diretos são também informados de que respondeu a uma pergunta.
C. Recomendações: Não há nada melhor do que receber
recomendações de colegas, clientes ou parceiros de negócio.
D. Contatos: Já muito se discutiu sobre o fator Quantidade e qualidade de contatos no Linkedin.
E. Grupos: São sempre uma forma de nos associarmos a outros usuários. Normalmente, será este denominador comum que nos ajuda a convidar outros!
F. Criar Valor!!
D. Contatos: Já muito se discutiu sobre o fator Quantidade e qualidade de contatos no Linkedin.
E. Grupos: São sempre uma forma de nos associarmos a outros usuários. Normalmente, será este denominador comum que nos ajuda a convidar outros!
F. Criar Valor!!
O que devo fazer:
a. Responder a pelo menos 3 perguntas por semana nas suas áreas de interesse.
b. Procure obter 5 recomendações para reforçar o seu posicionamento na rede Linkedin!
c. Aumente a sua base de contatos.
d. Encontre 50 grupos que sejam relevantes para si (10/20 grupos: áreas de especialidade; 10 grupos: com base na área geográfica; 10 grupos: área de negócio; 10 grupos: interesses pessoais) e PARTICIPE.
e. Procure todas as oportunidades para ajudar os outros.
a. Responder a pelo menos 3 perguntas por semana nas suas áreas de interesse.
b. Procure obter 5 recomendações para reforçar o seu posicionamento na rede Linkedin!
c. Aumente a sua base de contatos.
d. Encontre 50 grupos que sejam relevantes para si (10/20 grupos: áreas de especialidade; 10 grupos: com base na área geográfica; 10 grupos: área de negócio; 10 grupos: interesses pessoais) e PARTICIPE.
e. Procure todas as oportunidades para ajudar os outros.
6. Falhas na comunicação
Muitos dos usuários inundam os grupos e as
caixas de correio dos seus contatos Linkedin com informação irrelevante ou
imprópria para esses espaços. Cada grupo tem as suas regras para lançamento de
discussões, partilha de informação promocional ou empregos. Tenha um cuidado
especial para que outros membros não o considerem spammer e o eliminem das suas
redes de contatos. A estratégia de comunicação deve ser ponderada para incluir
conteúdo pertinente para a sua rede e não apenas os serviços da sua empresa.
QUEREMOS CRIAR RELAÇÕES DURADOURAS!!!
O que devo fazer:
a. aproprie-se das regras de cada grupo
Linkedin
b. partilhe conteúdo relativo à sua área de
negócio; área de especialidade, área de interesse, área geográfica…
c. Não partilhe aquilo que não gosta que os
outros partilhem na rede!
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